Lentes de contato: Mitos e verdades - Clínica de Olhos São José
Araranguá/SC Caetano Lummertz, 456 Sala 109
Sombrio/SC Dr. Antônio Bottini, 69 Centro

Lentes de contato: Mitos e verdades

Lentes de Contato: Mitos e Verdades!!!!!

Lentes de contato são uma boa alternativa para quem não deseja usar óculos de grau em tempo integral. Elas são classificadas de acordo com o material de sua fabricação. Assim,podem ser, rígidas (duras), gás permeável (siliconadas ou fluorcarbonadas)  ou gelatinosas (moles).

 Acompanhe, a seguir, algumas informações importantes sobre cada uma delas:

 As lentes rígidas, foram as primeirasa serem desenvolvidas e são toleradas por um número limitado de pessoas. São uma dasopções para pacientes com astigmatismo alto. São lentes de fácil manutenção, podem ser armazenadas úmidas ou secas.

 As lentes gás permeável. São menos duráveis que as convencionais, porém, mais confortáveis. São uma excelente opção para quem tem patologias corneanas.

 Já as lentes gelatinosas são confortáveis e podem corrigir quase todos os tipos de deficiência visual. Existem lentes gelatinosas especiais, as tóricas para a correção de astigmatismo.

 A adaptação das lentes de contato depende da idade, do tipo de deficiência visual e da atividade do paciente.

 Para contribuir na perfeita adaptação de suas lentes de contato, você precisa  emprimeiro lugar estar seguro de que elas representam a melhor solução no momento,mesmo quando são comparadas com outras alternativas como os óculos ou a cirurgia refrativa (avançada técnica de correção óptica).

Seu oftalmologista tem um papel importante neste momento: a consulta, acompanhada de alguns exames como topografia corneana, microscopia especular de córnea e paquimetria ultra-sônica sãofundamentais na escolha das lentes.

É preciso, também, ter motivação pessoal e persistência, principalmente no período inicial de uso. Encare as lentes de contato como um tratamento que irá solucionar sua deficiência visual. Por essa razão, somente o médico oftalmologista pode escolher e indicar o melhor tipo, definindo o início e o fim do período da adaptação.

Quem usa lentes de contato precisa ter em mente que a manutenção das mesmas (limpeza, enxágue, desinfecção) precisa se tornar um hábito diário, como escovar os dentes ou tomar banho, por exemplo. Os produtos especiais destinados à manutenção de cada tipo de lente deverão ser indicados pelo seu oftalmologista.

Mitos:

  • As lentes de contato provocam câncer
  • Dores de cabeça podem ser causadas por lentes.
  • As lentes de contato não se adaptam em maiores de 40 anos ou em pacientes da terceira idade
  • Quem já fez cirurgia refratava não pode usar lente.
  • As lentes de contato podem ser adquiridas em qualquer lugar, sem prescrição médica

Verdades

  • Lentes de contato são seguras quando usadas corretamente.
  • Não é possível compartilhar lentes com outras pessoas.
  • As lentes não devem ser lavadas ou armazenadas com soro fisiológico ou água da torneira.
  • Lentes de contato têm prazo de validade.
  • Medicações podem interferir na adaptação das lentes.
  • Adolescentes e crianças podem usar lentes de contato, quando indicado pelo medico oftalmologista.
  • Lentes coloridas podem também corrigir o grau!
  • Lentes de contato podem ser usadas com maquiagem. Só tenha o cuidado de coloca-las primeiro.
  • Não se deve dormir com as lentes de contato.
  • O estojo deve ser higienizado diariamente e trocado a cada 3 meses.

 

FIQUE ATENTO!

Não adquira lentes de contato sem consulta e acompanhamento médico. Lembre-se que elas devem ser trocadas periodicamente.

O sistema de manutenção das lentesvaria de acordo com o tipo dematerial de que são feitas, das características do seu olho e do seu ambiente de vida.

Para nadar ou mergulhar, use proteção. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do uso de lentes de contato.

Deixe seu comentário