Maquiagem de carnaval pode colocar saúde ocular em risco - Clínica de Olhos São José
Araranguá/SC Caetano Lummertz, 456 Sala 109
Sombrio/SC Dr. Antônio Bottini, 69 Centro

Maquiagem de carnaval pode colocar saúde ocular em risco

Neste ano de 2020, o carnaval acontece a partir do dia 22 de Fevereiro. Mas tem muita gente se divertindo desde o início do ano em festas e nos ensaios das escolas de samba. Entre as tendências de maquiagem, estão fazendo sucesso as sombras neon e color blocking, além de muito iluminador e o clássico glitter. Até aí, tudo ótimo – exceto pelo fato de que alguns deslizes cometidos durante a maquiagem podem colocar os olhos e sua saúde ocular em risco.
Médicos Oftalmologistas da Clínica de Olhos São José alertam sobre um dos erros mais comuns que ocorre diariamente, que é o fato de as mulheres se maquiarem enquanto dirige, a caminho do trabalho ou até mesmo de uma festa. Além de aumentar as chances de um acidente de trânsito, a instabilidade do momento pode favorecer, por exemplo, que o lápis ou ainda o aplicador de rímel atinja a córnea. Arranhar a córnea é um dos problemas mais recorrentes e preocupantes durante a maquiagem, já que a escoriação pode evoluir para uma infecção e colocar em risco a visão do paciente. Chamam a atenção também sobre a qualidade dos produtos, pois até mesmo os produtos dermatologicamente testados e aprovados podem desencadear reações alérgicas, causando vermelhidão, irritação, inchaço e até mesmo infecção. 

Todo cuidado é pouco com glitter e purpurina. A maquiagem de Carnaval, que costuma ser mais elaborada e trazer muito brilho, requer cuidado dobrado para que nenhuma partícula inadvertidamente atinja a parte interna do olho. A festa sempre acaba mais cedo para quem se descuida e o glitter acaba arranhando a córnea. Nestes casos, é fundamental procurar um serviço de pronto-atendimento em oftalmologia.

Deixe seu comentário